Limpeza de pele e sua importância

 em Artigos, Dicas para você

A limpeza de pele é considerada o carro chefe de uma clínica de estética, pois é um dos procedimentos mais procurados e é indicada antes de iniciar qualquer tratamento facial. Assim como qualquer outro tratamento, a limpeza de pele requer uma anamnese detalhada e uma avaliação cutânea minuciosa, com intuito de identificar peculiaridades de cada biotipo cutâneo. Durante a avaliação cutânea que inclui a inspeção e palpação, algumas características da pele devem ser analisadas como: a espessura, grau de hidratação, elasticidade, tônus, equilíbrio da produção sudorípara e sebácea, coloração, textura, presença de lesões sólidas e/ou líquidas, etc e, a partir daí, é possível estabelecer a frequência entre uma limpeza e outra e traçar um plano de tratamento personalizado futuro. 

Diferente do que muitas pessoas imaginam, a limpeza vai muito além de extrair os comedões, pústulas e miliuns, pois promove o reequilíbrio do pH cutâneo, restabelece a integridade do manto hidrolipídico, controla a oleosidade e processos acneícos infecciosos, melhora a lubrificação e atua na renovação celular.

Em relação a elaboração da limpeza de pele que vai ser realizada no dia, cabe ao profissional utilizar os recursos cosmetológicos e eletroterápicos que possui de acordo com a necessidade da pele naquele momento, após a realização da avaliação cutânea. O profissional reconhecendo as individualidades da pele de cada cliente, contribuirá para que os objetivos da limpeza de pele sejam alcançados.

Em uma sessão de limpeza, pode-se optar por exemplo, na utilização de tônico adstringente, hidratante, antisséptico, calmante; máscara secativa, argilosa, calmante, hidratante, revitalizante; há também a opção de realizar um peeling durante o procedimento; decidir entre a máscara térmica ou vapor de ozônio; escolher emoliente líquido ou em creme; optar se incluirá técnicas da corrente galvânica como desincruste ou ionização; se fará extração manual ou mecânica (uso de cureta, vacuoterapia), enfim, o procedimento de limpeza de pele não deve ser padronizado.

Abaixo, segue algumas sugestões de ativos cosmetológicos que podemos associar a limpeza de pele em diferentes biótipos e estados cutâneos:

Trietanolamina:

Substância derivada da reação da amônia com óxido de eteno, é uma base fraca com propriedade higroscópicas, o que permite sua aplicação como alcalinizante e umectante em formulações cosméticas.

A trietanolamina atua também como emoliente para a pele e possui a propriedade de saponificar os ácidos graxos da superfície cutânea. A hidrólise desses ácidos graxos, facilita a remoção de comedões e pústulas em produtos destinados à promover emoliência durante a limpeza de pele.

Argila Verde:

A Argila verde tem a coloração verde por conter óxido de ferro em sua composição, que atua em sinergia com os demais minerais presentes na sua composição. É indicada para tratamentos estéticos da pele oleosa e acneica pois regula a produção de sebo. Também indicada para cabelos oleosos; máscaras capilares, faciais e corporais; tratamentos para a perda de medidas, entre outros. Possui ação adstringente e estimulante.

Própolis:

O Própolis é um anti-inflamatório natural extraído de uma substância resinosa, produzida pelas abelhas. Tem ação: cicatrizante, anti-inflamatória, bactericida, protetora e regeneradora de tecidos, calmante de irritações da pele.

Hamamélis:

Originária dos Estados Unidos e Canadá, as folhas da planta hamamelis virginiana L. são ricas em substâncias como taninos, saponinas e ácidos graxos, que conferem diversas funções para o ativo. Dentre suas propriedades, o hamamélis atua como adstringente, descongestionante, antioleosidade, antiacneico e ainda vaso protetor, auxiliando no tratamento da acne.

Manga:

A manga é fruto da mangueira, árvore da família das Anacardiaceae, seu extrato é incorporado em cosméticos com o objetivo de promover hidratação, emoliência, remineralização à pele.

 É uma fruta rica em vitaminas do complexo B, além da vitamina C e A. Encontramos também alguns minerais, como: ferro, cálcio e fósforo.

Mamão:

O mamão é fruto do mamoeiro, árvore do gênero Carica. É uma fruta que trás diversos benefícios à saúde, auxilia na digestão e inibe a constipação. É uma fruta rica em vitaminas do complexo B, além da vitamina C e A. Encontramos também alguns minerais, como: ferro, cálcio e fósforo e potássio.  Promove hidratação, revitalização e remineralização à pele. Lembrem-se que não podemos esquecer de aplicar o protetor solar de acordo com o tipo de pele sempre no final do procedimento. Além disso, deve se ater as técnicas de biossegurança e organizar o ambiente de forma limpa e aconchegante. Como o cliente irá permanecer deitado em média 1 hora, a preocupação com o bem-estar e a confortabilidade é primordial. Todos estes cuidados são extremamente necessários para que seu atendimento seja sempre bem visto perante aos clientes.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar