Mês de prevenção ao câncer de mama

 em Adote uma Atitude

O outubro rosa é um movimento mundialmente conhecido desde o seu início, na década de 90, nos Estados Unidos, e vem crescendo mais a cada ano.

O movimento tem como intenção conscientizar o máximo de mulheres possível sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, atualmente o câncer mais comum entre as mulheres, por meio do autoexame e exames clínicos.

O autoexame deve ser feito uma vez por mês, após o período menstrual, ou escolher um dia fixo no mês para quem não menstrua. Apesar de não substituir o exame clínico, o autoexame é indispensável para que a mulher conheça seu corpo e fique atenta em alguma alteração anormal nas mamas. A qualquer sinal suspeito, o ideal é procurar um mastologista, médico responsável pela saúde das mamas. Entre os sinais que devemos ficar atentas, estão: caroços, mudança no formato das mamas, inchaço fora do normal, aparecimento de veias e secreções no mamilo.

Já os exames clínicos, como a mamografia e a ultrassonografia, podem revelar nódulos que passam despercebidos no autoexame, por isso a realização desses exames se torna essencial a partir dos 40 anos. 

Durante todo o mês de outubro, no Brasil e em outros lugares do mundo, acontecem campanhas e eventos com informações sobre essa doença e como podemos detecta-la ainda em seu estágio inicial ou evita-la, por isso não deixem de buscar e compartilhar informações e realizar o autoexame uma vez por mês.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar