Pele envelhecida? Entenda os benefícios da proteção antioxidante in & out

 em Artigos, Informativo

Como todos sabem, a pele é uma barreira de proteção contra o meio externo e exerce diversas funções fisiológicas e umas delas é controlar o envelhecimento cutâneo que ocorre por acúmulo de danos moleculares nas células. Esses danos podem ser ocasionados por alterações no nosso metabolismo, chamado envelhecimento intrínseco ou, por danos externos, chamado envelhecimento extrínseco como radiação solar, poluição e estresse.

Quando falamos em envelhecimento cutâneo, uma das teorias mais destacadas é a de formação dos radicais livres. E saber como eles agem em nosso organismo é fundamental para entender a importância da proteção ANTIOXIDANTE IN & OUT.

Os radicais livres são átomos ou moléculas que se tornam instáveis durante a interação com outras moléculas, perdendo assim um elétron da sua estrutura. Ao tentar se estabilizar novamente procuram o tal elétron “faltante” em outras células do nosso organismo, desestabilizando-as, quando isso acontece chamamos na histologia de processo de oxidação, que, futuramente, vai contribuir para o envelhecimento precoce e o aparecimento de patologias.

Os antioxidantes são os nossos defensores celulares, eles impedem que a oxidação aconteça. Essas moléculas antioxidantes “emprestam” o elétron que o radical livre precisa para se estabilizar, ou seja, uma combinação perfeita!

Mas é importante ressaltar que moléculas antioxidantes apenas impedem a oxidação, elas não são capazes de reverter uma célula já oxidada, são moléculas preventivas e não curativas.

E como encontrar essa proteção antioxidante? Muitos alimentos são ótimas fontes, principalmente os que contém:

• Vitamina C (frutas cítricas e vegetais de cor verde escuro);

• Vitamina E (grãos em geral, arroz, milho, nozes, amêndoas e castanhas);

• Ômega 3 (peixes);

• Resveratrol (uvas e vinho tinto);

• Carequinhas (morango, uvas e chá verde);

• Zinco (leite, aves, carnes e cereais integrais);

• Ácido elágico (frutas vermelhas).

Existem também vários tratamentos estéticos e cosméticos com a função de prevenir e reparar danos na epiderme e na derme. Um dos grandes sucessos do mercado cosmecêutico tem sido a formulação de produtos que contenham ativos ANTIOXIDANTES.

Aqui vão algumas dicas dos que mais gosto, utilizo e recomendo para todas minhas pacientes:

Box Modular Renove C (uso profissional). O tratamento conta com três módulos: preparação, ativação e selagem. Com uma proposta inovadora, a formulação é desenvolvida com vários tipos de Vitamina C. É um ótimo antioxidante, ameniza os danos do envelhecimento e inibe a produção excessiva de melanina. Tenho ótimos resultados nos meus tratamentos;

Acqua Micelar Renove C (uso home care). Esse não falta nunca na minha necessaire. Ótimo para remover maquiagem e excesso de impurezas. Não deixa minha pele ressecada e o cheiro é super agradável. A formulação tem ativos como extrato de acerola, calêndula e acácia do Senegal;

Fluido de Vitamina C Renove C (uso home care). Após o tratamento com o Box Modular Renove C, indico para minhas clientes esse fluido. Também pode ser o creme, dependendo do biotipo cutâneo. A textura é incrível, deixa a pele super iluminada e hidratada, diminuindo os efeitos do envelhecimento precoce;

Protetor Solar em Fluido FPS30. O toque é super levinho, a fragrância muito agradável, e, melhor, a formulação conta com ativos vitamina E, colágeno e pró vitamina-b5.

Lembrando que o protetor solar é o nosso maior aliado. Previne efeitos nocivos das radiações solares e evita a apoptose. Uma frase que sempre digo para minhas clientes: Antes de querer cuidar dos danos em nossa pele, precisamos ter consciência para evitá-los.

 

Referências Bibliográficas

Santos, L. A. et al. Cosmetologia: 1 ed. São Paulo. Editora Difusão, 2016.

Tassinary, J.; Neto. G. F. C. et al. Peelings Químicos Magistrais e Abordagens Terapêuticas: Rio Grande do Sul.  Editora Estética Expert, 2018.

Matos, P. S. et al. Cosmetologia Aplicada: 1 ed. São Paulo. Editora Saraiva, 2017.

Guimarães, C. C. et al. Curso didático de Estética. 2 ed. São Caetano do Sul. Editora Yendis, 2017.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar