Flacidez, o terror do público feminino

 em Artigos, Informativo

A pele é composta por duas camadas: a epiderme e derme. A derme é constituída por duas camadas: a papilar e a reticular. A papilar é a que conecta a derme à epiderme que possui uma fina rede de fibras elásticas, perpendiculares a superfície, classificadas como desmoplaquinas (fibras compostas de elastina e duas glicoproteínas).  Sua função é fixar a membrana basal à rede de fibras elásticas da derme, já a camada reticular é um tecido conectivo denso e irregular que garante a força e elasticidade da pele, além disso, constitui de folículos pilosos, glândulas, vasos sanguíneos e linfáticos, terminações nervosas, colágeno (principalmente o tipo I) e elastina. O colágeno é uma proteína que da força a pele e é produzido pelos fibroblastos e constitui 70% da derme, já a elastina é a proteína fibrosa que forma o tecido elástico e fornece elasticidade à pele. A degradação dessas fibras é a principal causa de flacidez e rugas.

A flacidez, em qualquer região do corpo ou face, pode ser definida como degradação do tecido conjuntivo ou muscular derivado do processo natural ou de um estímulo acelerado. Dependendo do tecido lesionado, podemos classificá-la em dois tipos, sendo elas:

– Flacidez Tissular ou conhecida como flacidez de pele: podemos classificar o tecido como flacidez de pele, aquele que apresenta falta na organização e produção das fibras de sustentação da pele, como colágeno, elastina e glicosaminoglicanas, além de apresentar falta de nutrição e aspecto desidratado.

– Flacidez Muscular ou flacidez do músculo: ocorre na musculatura subcutânea, e acomete a força dos músculos pelo desgaste das fibras de sustentação. Esta ação é caracterizada pela diminuição das proteínas e nutrição que dão vigor a estas fibras.

Independente da classificação, podemos citar alguns fatores que contribuem para acelerar o processo, como:

>> Fumo

>> Sedentarismo

>> Genética

>> Distúrbios hormonais

>> Gravidez

>> Ganho e perda de peso com frequência (efeito sanfona)

>> Alimentação inadequada

>> Falta de hidratação

Mas há uma boa notícia, hoje em dia há diversos recursos eletroterápicos e ativos que além de prevenir, melhoram o aspecto da pele que já se encontra flácida. Segue abaixo, alguns exemplos muito utilizados:

Eletroterapia:

Radiofrequência: Um aparelho muito utilizado nas clinicas de estética, seguro e eficaz na flacidez, que promove calor chegando na derme papilar e reticular, ocasionando a contração das fibras colágenas existentes e estimula a formação de novas fibras, tornando-as mais eficientes na sustentação da pele.

Ativos:

Argila AmarelaA argila é um material natural de origem mineral, composto por partículas extremamente finas de silicatos, além de oligoelementos diversos. Este silicato complexo pode conter diferentes tipos de metais, tais como: Titânio, Magnésio, Cobre, Zinco, Alumínio, Cálcio, Potássio, Níquel, Manganês, Lítio, Sódio e Ferro.

A Argila amarela por ser rica em Silício e Potássio, exerce o papel determinante na nutrição e na reconstituição celular, retardando e contribuindo desta maneira para o envelhecimento cutâneo.

Colágeno: O colágeno é uma proteína estrutural básica encontrada exclusivamente em animais, constituindo aproximada¬mente 30% da proteína animal. É considerado um com¬ponente essencial da formação dos tecidos e sistema es¬quelético, sendo encontrado como constituinte da pele, tendões, cartilagens, ossos e tecido conectivo. O coláge¬no in vivo, geralmente é branco, opaco, com fibrilas não ramificadas, embebidas em uma matriz de mucopolissa¬carídeos e outras proteínas. As moléculas do colágeno in vivo são constituídas por três cadeias, arranjadas de tal forma que 95% correspondem a uma tripla hélice e a quantidade encontrada em cada animal depende do tipo de tecido e da idade do animal em questão. O Colágeno é naturalmente composto por 18 aminoácidos essenciais para a manutenção do equilíbrio fisiológico da pele e dos cabelos, sendo eles: Alanina, Arginina ,Ácido aspártico, Ácido glutâmico, Glicina, Histidina, Hidroxilisina, Hydroxiprolina, Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Fenilalanina, Prolina , Serina, Treonina, Tirosina e Valina, portanto, é indicado, quando aplicado topicamente, como agente de performance em condicionamento, maciez e suavidade nos cabelos, além de manter a hidratação da pele , colaborando com aumento da quantidade de água da epiderme e auxiliando na diminuição das rugas finas. Utilizado pela Bel Col desde seu nascimento e hoje em 90% da linha, é a matéria prima considerada essencial para combater o rejuvenescimento resultando na melhora da firmeza, elasticidade e redução dos sinais do envelhecimento como rugas e linhas de expressão, deixando a pele com o aspecto saudável e jovem.

Blend biomimético de 8 aminoácidos da pele: Considerado um coquetel altamente hidratante, foi tecnologicamente formulado a partir da mimetização de 8 aminoácidos + PCA presentes na composição do NMF cutâneo (Natural Moisturizing Factor – Fator de Hidratação Natural), fundamental no controle e manutenção da hidratação e nutrição da pele. Possui benefícios dermatológicos comprovados, como aumento da hidratação, diminuição da perda de água transepidérmica e redução de rugas.

D – Pantenol (Pró Vitamina B5): O D-Pantenol é um álcool biologicamente ativo análogo do Ácido pantotênico, do grupo das vitaminas do Complexo B, que está normalmente presente na pele e cabelo. O Pantenol existe em duas formas, o D-PANTENOL, isômero dextro-rotatório ou a forma racêmica, DL-Pantenol. Quando aplicado topicamente, na pele ou cabelo, o Pantenol é convertido a Ácido pantotênico, constituinte da Coenzima A, que atua como carreadora nas reações de acetilação do Ciclo de Krebs. O “acetato ativado” formado na reação do acetato com a Coenzima A é essencial na síntese de lipídios e proteínas, sendo, portanto, de grande importância à pele. Desenvolve um efeito eutrófico dérmico e cicatrizante aumentando a resistência das fibras colágenas.É um ativo imprescindível para o funcionamento normal dos tecidos epiteliais e processos de regeneração celular. Sua deficiência resulta em várias desordens fisiológicas e dermatológicas, como cornificação, despigmentação e descamação. Em produtos skin care, PANTENOL D (PRO VITAMINA B5) não é irritante, não é sensibilizante. Sua propriedade umectante é rápida e de ação profunda, não apresentando aspecto gorduroso ou pegajoso. A pró-vitamina B5 estimula a proliferação celular e auxilia na reparação de tecidos lesados, como queimaduras (inclusive solares), dermatites, além de promover a queratinização normal e cicatrização de feridas.

Propanediol: O propanediol é um produto natural, derivada da glucose do milho, amigo da pele, alternativa conservadora de glicóis à base de petróleo e glicerina para formuladores que desejam versátil e ingredientes cosméticos inovadores. É ideal para diferentes aplicações de cuidados com a pele e com o corpo, incluindo hidratantes, produtos de limpeza, produtos anti-envelhecimento, protetores solares, produtos anti-acne, pele sensível produtos, desodorantes, lenços e cuidados com o bebê. Desempenho umectante de alta performance, não irrita a pele, hidratação duradoura e alta solubilidade.

Vitamina E: Considerada essencial para a estabilidade das membranas biológicas, principalmente as mais ricas em ácidos graxos poli-insaturados, sendo assim é um agente com alta capacidade antioxidante, pois interfere o metabolismo intermediário protegendo os constituintes celulares contra a oxidação. Essa interação é considerada importante na prevenção do envelhecimento tissular, uma vez que a oxidação lipídica também atua no envelhecimento. É possível citar outros benefícios relacionados à vitamina E, dentre eles a melhora da hidratação associada com seu alto poder anti-inflamatório.

Glicoproteínas e Polissacarídeos da soja: é um agente firmador dérmico de origem vegetal, obtido do extrato hidrolisado de membranas de Glycine soya, com alto conteúdo em glicoproteínas e polissacarídeos, que reestruturam a derme e confere efeito firmador imediato e prolongado. O efeito firmador de longa duração ocorre por ação indireta, uma vez que é metabolizado como nutriente pelas células, mantendo a contração das fibras de colágeno por vários dias após sua aplicação. Sua ação também otimiza a elasticidade cutânea, pela ação inibitória sobre elastases, e reestrutura a derme, organizando as fibras colágenas. É indicado para proporcionar efeito firmador (facial e corporal) a curto prazo e de longa duração em peles flácidas, envelhecidas prematuramente, agredidas ou com baixa elasticidade. Pode ser aplicado em formulações para a área dos olhos, loções firmadoras para o corpo e rosto, formulações coadjuvantes para o tratamento da celulite e preventivas de estrias

Postagens Recomendadas
Comentários
  • Maria benedita Silva fraga
    Responder

    Adorei as matérias, vou reler conteúdo excelente ,gratidão Bel col amo essa marca tem eficaz ,tecnologia ,produtos maravilhosos ,Maria benedita fraga

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar