Pele bonita e saudável, através dos peelings químicos

 em Artigos, Atualize-se

A renovação epitelial é uma ação natural do organismo, mas também é possível acelerar esse processo. Essa é a função do peeling, promover a esfoliação, proporcionando uma limpeza profunda, removendo as células mortas presentes na camada córnea, com o objetivo de  facilitar a permeação dos cosméticos que virão posteriormente, além disso, deixar a pele com aparência lisa, viçosa e bonita. Para tal procedimento, é possível contar com o auxílio de cosméticos que vão atuar por mecanismo físico/mecânico, enzimático ou químico. Este último consiste na aplicação de agentes com poder queratolítico, além de atuar em discromias pigmentares, fotoenvelhecimento, acnes, cicatrizes superficiais e estrias.  Na estética, os peelings mais encontrados, são:

Ácido Glicólico

O ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido, derivado do açúcar. Possui baixo peso molecular e por este motivo, tem a capacidade de penetrar na pele com mais facilidade, porém é contraindicado para os fototipos IV, V e VI e gestantes. Possui diversos benefícios, como: Alto poder esfoliativo, favorecendo a renovação celular, melhora as condições de hidratação, flexibilidade e textura da pele, dispersa a melanina da camada basal, contribuindo para o clareamento, e aumenta a proliferação celular por estimular os fibroblastos, aumentando assim a produção de colágeno, elastina, proteoglicanas e glicosaminoglicanas.

Ácido Mandélico

O Ácido mandélico é um alfahidroxiácido (AHA) derivado da hidrólise do extrato de amêndoas amargas. Possui alto peso molecular, age de forma gradual e segura, pode utilizar em qualquer biotipo e fototipo. Utilizado em tratamento de fotoenvelhecimento, hiperpigmentação e acne.

Gluconolactona

Gluconolactona é um polihidroxiácido (PHA) derivado de um açúcar naturalmente encontrado na pele. Devido ao seu elevado peso molecular, a Gluconolactona penetra de forma lenta e suave na pele e possui diversos benefícios, como: normaliza a renovação celular, reduz linhas e rugas de expressão, recondiciona a barreira natural da pele, aumenta a retenção de água, contribuindo com propriedades umectantes e hidratantes.

Ácido Lático

Obtido através da fermentação do leite, possui peso molecular intermediário. Apresenta os seguintes benefícios: Repõe a hidratação no manto hidro lipídico, favorecendo a elasticidade cutânea; proporciona a renovação celular e promove a dispersão de melanina da camada basal, auxiliando no clareamento.

Ácido Salicílico

O ácido salicílico é um Beta-Hidroxiácido, biossintetizado do aminoácido fenilalanina com propriedades queratolíticas (esfoliantes) e antimicrobianas, afinando a camada espessada da pele e age evitando a contaminação por bactérias e fungos oportunistas. É um ácido utilizado no tratamento de caspa, seborreica, psoríase e acne. É caracterizado ainda por ser um regularizador da oleosidade e também um anti-inflamatório potencial.

Esses peelings podem agir de forma individual ou em sinergia (associar um ou mais ácidos na mesma sessão), para atuar no mesmo objetivo e para manter a segurança e obter um resultado satisfatório, o profissional deve estar atento à concentração e pH dos ativos, avaliar o fototipo, biotipo e estado cutâneo, estar atento quanto a sensibilidade, tempo de aplicação, a profissão que a pessoa exerce, pois se ela trabalha exposta ao sol ou calor em excesso, as chances de obter um resultado satisfatório são mínimas e orientar o cliente a evitar exposição ao sol e reforçar o uso do filtro solar diariamente.

Confira o protocolo “Double Peeling para Reconstrução Cutânea Tridimensional” clicando aqui.

Postagens Recomendadas
Mostrando 2 comentários
  • Maria benedita Silva fraga
    Responder

    Excelente matéria, muito bem explicada
    Assuntos que ajuda muito na estética
    Estou adorando ler os artigos ,muito obg Bel col ,vocês sempre trazendo inovação na estética ajudando o profissional com estudos de boa qualidade eu amo Bel col
    Beleza da mulher brasileira sendo cuida da com os melhores produtos ,muito agradecia

  • Responder

    Olha thais? Eu já trabalho e vendo produtos da bel col , vendo moro em batatais-sp e adorei .

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar