A importância do ácido hialurônico para a pele

 em Informativo

Por Regina Gante

Saúde e beleza da pele

A pele é o maior órgão do corpo humano: um verdadeiro tecido de revestimento constituído por uma camada mais externa a epiderme, a derme, anexos e hipoderme. Possui funções de proteção, defesa, absorção, termorregulação, sensorial e pigmentação.

Se tem algo que não podemos dissociar é a saúde da beleza, no que diz respeito a pele. A pele saudável não é só ausência de lesões, mas aquela que também apresenta maciez, brilho e toque suave, características de uma pele hidratada e em equilíbrio na sua função barreira.

A barreira cutânea é composta por uma fase aquosa, com presença de minerais e substâncias orgânicas e uma fase oleosa composta por lipídeos e enzimas, liberadas no processo de diferenciação dos queratinócitos da camada granulosa.

Manter uma barreira cutânea intacta evita à entrada de micro-organismos patógenos, substâncias, partículas, agentes químicos e físicos. A barreira quando comprometida permite uma grande perda de água transepidermal e um descontrole na seletividade da permeação de compostos via cimento celular.

Como danificamos a nossa barreira cutânea?

  • Abuso de banhos quentes e uso excessivo de sabonetes remove os lipídeos.
  • As esfoliações excessivas, inclusive depilação
  • Pouca ingesta de água com excesso de álcool
  • Falta do uso regular de cosméticos hidratantes
  • Fatores externos também contribuem para a desidratação da pele, são eles: fatores climáticos, sol, vento, baixa umidade relativa do ar, excesso de calor, ultravioleta (UV).

Hidratação da pele 

É o processo pelo qual a pele produz e/ou mantém a água em sua estrutura, permitindo os processos fisiológicos normais, contribuindo pela integridade das estruturas e consequentemente melhor aparência da pele (cor e textura).

Ácido Hialurônico e Hidratação da pele

O ácido hialurônico é uma substância com alto poder hidrofílico (afinidade por água), sendo uma das moléculas mais hidrófilas da natureza, está presente na constituição da derme, participa da formação do colágeno e elastina proporcionando viscoelasticidade para a camada. Possui alta capacidade de absorver a umidade do ambiente mantendo-a na pele.

No processo de envelhecimento acredita-se que a causa do ressecamento é devido a diminuição dos níveis do ácido hialurônico.

Avanços tecnológicos viabilizaram a extração e síntese desse ácido em forma de sal (hialuronato de sódio) que é hoje utilizado em produtos cosméticos, oferecendo topicamente hidratação e preenchimento, suavizando rugas e marcas de expressão. Suas ações umectantes e reconstrutoras criam uma barreira superficial que diminui a perda da água ao ambiente.

Assim, esses cosméticos mostram-se potentes hidratantes: pois o ácido hialurônico tem a propriedade de absorver até 1000 vezes o seu peso em água; protegendo os tecidos do ressecamento.

Para uma sociedade cada vez mais preocupada em manter a aparência jovem, o uso de cosméticos que contem ácido hialurônico é fator determinante para a manutenção de uma pele bonita e saudável.

 

Referências

MONTEIRO E. O. Envelhecimento facial: perda de volume e reposição com ácido hialurônico. RBM Rev. Bras. Med. 2010 Ago; 67(8):299-303.

K.; ZANCAN, R. L.; GUTERRES, S. Ácido Hialurônico: Principais Aplicações Cosméticas e

Terapêuticas. Cosmetics & Toiletries. v.18, p.72-77, nov./dez

Ácido Hialurônico acessado em  16.12.2018 20h; Disponível em  http://viafarmanet.com.br/wp-content/uploads/2017/05/%C3%81cido-Hialuronico-1.pdf

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

massagem