Consultoria X Coaching – Qual a diferença e como utilizar estes serviços para a estética

 em Parada Obrigatória

Coaching

A palavra Coaching vem sendo cada vez mais ouvida e falada nos últimos tempos em várias áreas, e é associada muitas vezes, a Consultoria. A grande surpresa para muitos, é que são serviços diferentes, com objetivos muito próximos: as soluções.

Esclarecendo dúvidas e diferenças:  o Coaching é uma metodologia aplicada por profissionais devidamente certificados, com o objetivo de beneficiar pessoas que desejam realizar/ alcançar objetivos e metas, sejam elas pessoais ou profissionais. O Coach (profissional que aplica a metodologia) apoia pessoas a desenvolver habilidades, capacidades e competências, acessando seus próprios recursos internos. Ele é o facilitador do processo de pensar e de tomadas de decisões do indivíduo, focando sempre nas soluções e apoiando seu Coachee (cliente que passa pelo processo de Coaching) no caminho da conquista de sua meta.  O Coach pode ser contratado para metas pessoais (Por exemplo: ganhar mais dinheiro, emagrecer, consolidar no trabalho, comprar coisas, ter um relacionamento, entre vários outros, afinal, é pessoal). Então, se você é uma esteticista que trabalha por conta ou que trabalha para uma empresa, você pode contratar um Coach, basta apenas que tenha uma meta/objetivo. Já as empresas contratam Coaches para desenvolver habilidades e competências de colaboradores. Neste caso a meta é determinada pelo gestor ou proprietário da empresa que saberá quais as necessidades que precisam alcançar para os objetivos organizacionais.

Uma das diferenças entre um Coach e um Consultor, é que o Coach não aconselha, não induz, não orienta; não te diz como e o que fazer…  Ele usa ferramentas para que o próprio Coachee busque e pense em suas respostas, valorize suas ações e necessidades para alcançar seu objetivo, analise-as e tome suas decisões.

Consultoria

Muito diferente de um Coach, o Consultor é um profissional conhecedor de algum tema específico que, por meio de diagnósticos e processos faz um levantamento de necessidades do cliente, identifica soluções e assim desenvolve, implanta e recomenda ações de acordo com a necessidade específica de cada um. O Consultor é um profissional qualificado que aplica seu conhecimento, habilidades e ações para solucionar e contribuir com melhorias para o cliente que o contrata. Porém, se este profissional tem certificação como Coach, pode utilizar das ferramentas de Coaching para agregar e aperfeiçoar no desenvolvimento organizacional.

Na Estética, a consultoria pode ser bem vinda em organizações como empresas, clínicas, ou até mesmo para profissionais liberais, pois o Consultor presta serviços auxiliando gestores e proprietários nas tomadas de decisões, usando estratégias que geram impactos nos resultados atuais e futuros do seu negócio.

A Consultoria para qualquer negócio de Estética seja uma empresa privada ou pessoa física, é contratada para que a organização saia de um ciclo vicioso que de alguma forma a impede de ir pra frente. O Consultor irá te ajudar a identificar problemas que dificilmente são vistos por pessoas que estão todos os dias dentro da empresa. Por ter como características necessárias o conhecimento, habilidades e atitudes, ele não apenas saberá o que fazer, mas também como fazer e acima de tudo ele vai querer fazer. O Consultor é um profissional que tem a Ética como valor predominante, pois normalmente presta serviços para outras empresas do mesmo segmento, já que é especialista no assunto. Portanto, para contratar um Consultor é preciso analisar seus valores e emoções além de seu conhecimento, pois o mesmo deve ser um colaborador disposto a ajudar a empresa.

Você saberá se sua empresa ou seu negócio precisa de Consultoria quando:  a) Vai iniciar um negócio?  Quer implantar uma área de operação nova? Todas as áreas necessárias existentes funcionam perfeitamente bem, o problema são as pessoas? b) ou por outro lado, o negócio estagnou, mas não sabe por que, então as soluções ficam ainda mais difíceis de encontrar; c) Teve um crescimento maior que o estimado e agora precisa determinar áreas e serviços que antes não precisava… Estes e muitos outros são motivos para que seu negócio passe por uma Consultoria.

A área da Estética vem crescendo e nos mostra cada dia mais que há espaço para todos. Seja num processo de Coaching seja numa Consultoria, quem contrata estes serviços precisa estar disposto a mudanças, autoconhecimento e ter muita força de vontade. Estar aberto para receber ajuda e enxergar coisas que não tem enxergado sozinho. Confiar e acreditar são caminhos para o sucesso, e acima de tudo, buscar soluções. Confie, acredite, busque!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar