Lifting não invasivo para área dos olhos

 em Atualize-se

 

Atualmente, a procura por tratamentos estéticos, com o intuito de manter a pele mais jovem e bonita, tem crescido cada vez mais. Junto com o crescimento pela procura de tratamentos, foi possível observar que a indústria cosmética, lança produtos todos os anos afim de tratar as principais disfunções que tanto incomodam as pessoas, sendo uma delas, tratamentos para a região dos olhos, pois há disfunções que afetam muito essa região, como: hipercromias, flacidez, rugas e bolsas.

A área dos olhos é sem dúvida a região mais expressiva da face, sendo assim, é a primeira a apresentar os sinais do envelhecimento pelo fato de que a pele é mais delicada e mais fina do que no restante da face e do corpo. Ela apresenta, aproximadamente, 0,4 mm de espessura, enquanto que em outras regiões, chega a medir 2 mm. Além disso, as agressões causadas por agentes externos e as inúmeras expressões diárias que fazemos, estimulam a degradação das fibras de sustentação da pele, tornando inevitável o surgimento de sinais senis, como rugas, linhas de expressão e flacidez tissular. Dentre as disfunções estéticas que mais afetam essa região estão:

 

– A Hiperpigmentação Periorbital, hiperpigmentação Peripalpebral ou “dark eyelids”, mais conhecida como Olheira, pode influenciar e estar relacionada à qualidade de vida, uma vez que está intimamente ligada e/ou provoca aparência de cansaço.

As causas são multifatoriais, sendo eles:

  • Intrínsecos
  • Genéticos
  • Extrínsecos
  • Respiração bucal
  • Exposição solar excessiva
  • Alterações hormonais
  • Deficiência da Vitamina K
  • Tabagismo
  • Má qualidade de sono

 

Basicamente, encontramos dois tipos de olheiras. As causadas pelo excesso de melanina (pigmentares) e as vasculares:

  • Pigmentares – formadas pelo depósito de dois tipos de pigmento na pele: a hemossiderina, proveniente do ferro do sangue e a melanina, sintetizada pelos melanócitos responsáveis por dar cor à pele.

 

  • Vasculares – são azuladas devido ao excesso de retenção de líquidos. Tendem a se agravar em situações de estresse e cansaço, quando a circulação sanguínea da região torna-se parcialmente comprometida.

 

  • Olheiras Mistas – são aquelas compostas tanto pelo componente pigmentar quanto pelo vascular.

 

  • Olheiras Constitucional – caracterizada pela anatomia da região ocular, de coloração acastanhada e funda.  Isso porque algumas pessoas apresentam uma depressão maior na região palpebral, formando uma sombra, e causando um escurecimento local. São mais difíceis de tratar devido à sua origem.

 

  • Bolsas – são muito parecidas com as das olheiras e ocorrem geralmente devido à retenção de líquidos ou ao acúmulo de gordura nas pálpebras, sendo a hereditariedade o principal fator predisponente.

 

 

– Rugas e as linhas de expressão –  As rugas são definidas como vincos ou “dobras” na pele. As rugas são desencadeadas pela alteração nas fibras elásticas e pela diminuição da espessura da pele e do tecido subcutâneo, comprometendo a elasticidade e tônus da pele. São decorrentes da ação dos músculos da mímica ou com a evolução da idade. Entretanto, seu aparecimento pode ser retardado ou acelerado, bem como sua quantidade.

Sua formação ocorre principalmente devido a redução das fibras de colágeno e de elastina, a desidratação e a redução da efetividade da Junção Dermoepidérmica. Esse é um processo endógeno, natural e progressivo, mas que também pode ser acelerado por fatores externos (radiação UV, poluição, estresse, entre outros) que favorecem a formação de radicais livres. Essas moléculas são extremamente reativas e desestabilizam as membranas celulares,  além de promover a alteração no DNA.

 

– Flacidez – É causada pela perda gradativa das fibras de colágeno e elastina da pele proteínas estas responsáveis pela firmeza e elasticidade do tecido.

Obs.: É importante diferenciarmos a flacidez tissular que afeta a pele superficial da flacidez muscular que compromete diretamente a musculatura subcutânea.

 

 

Para tratar essas disfunções, existem no mercado da estética ativos em produtos atestado por dermatogistas e oftalmologistas, visto que estamos falando de uma área mais delicada.

Abaixo, você encontra alguns dos ativos mais utilizados e eficazes:

 

  • Ácido Ferúlico Nanoparticulado – Encontrado em folhas e sementes dos cereais como arroz marrom, o trigo e aveia. Alem de atuar como antioxidante e anti-inflamatório, também age na conservação dos tecidos. Na forma nanoparticulada, o ácido ferúlico tem sua permeação intensificada, inibindo a oxidação que conduz à melanogênese. Reduz o escurecimento da pele, uniformizando a tonalidade geral.

 

 

 

  • Hidroxiprolisilane – Reposição do silício orgânico que é um  mineral essencial para a sustentação dos tecidos pela combinação com o aminoácido hidroxiprolina, confere o fortalecimento pela ação de reorganizar as fibras de colágeno e elastina presentes na derme.

 

 

 

  • Raffermine – Poderoso firmador e preventivo da flacidez. Atua sobre os fibroblastos que estimulam a contração das fibras de colágeno mantendo a pele mais firme.

 

 

  • Extrato de Hibiscus – Desintoxicante, drenante, vaso-dilatador, estimulante, antioxidante e antiage.

 

 

  • Polihidroxiácidos (glucolactona) –  É encontrado naturalmente em nossa pele como um nutriente que participa da via metabólica do açúcar em nível celular. Possui alto peso molecular, tendo uma permeação mais lenta e gradual, sem causar reações indesejáveis. Com propriedade hidratante e antioxidante, auxilia na prevenção do envelhecimento, melhorando a firmeza e reduzindo as linhas de expressão.

 

 

  • Lipohidroxiácidos – Esfoliantes químicos obtidos da combinação dos tradicionais ácidos lático e salicílico. Possuem afinidade com a pele, o que os tornam esfoliantes suaves e não irritantes para a pele. Dentre suas propriedades, atua como queratolítico suave, além de ser hidratante e antioxidante.

 

Além dos ativos, há possibilidade de associar alguns recursos eletroterápicos também para potencializar o tratamento.

 

 

Importante: Procure sempre um profissional qualificado para realizar seu tratamento e use os produtos home care para potencialize-lo.

 

Cuide de sua pele sempre, para mantê-la sempre saudável e bonita.

Para acessar o protocolo de Tratamento para área dos olhos, clique aqui.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar