Pilares e vigas na arquitetura

 em Arquitetura e Decoração, Artigos

Durante a realização de reformas, quebra de paredes, início de obras ou até quebra-quebra, é possível se deparar com pilares e vigas aparentes em algum cômodo. Então, surgem os questionamentos! O que fazer? Quais são os riscos de removê-los? Será que existe alguma forma de disfarçá-los?


Tanto os pilares quanto as vigas fazem parte da estrutura do edifício e da casa. Além disso, eles servem principalmente para proporcionar sustentação das paredes e telhados. Contudo, nem todos são estruturais! Por isso, antes de qualquer atitude, é necessário contratar um profissional qualificado, como um arquiteto ou engenheiro para melhor avaliação.

Mas antes, dá uma conferida em nossas dicas!

1. Revestimento

Falar de revestimento é falar também de diversidade! Pilares ou vigas podem ser revestidos com pintura, papel de parede e até mesmo com espelhos, capazes de criar um ambiente distinto através da sensação de ilusão ótica.

2. Iluminação

Para criar a sensação de pé direito alto, é possível desenvolver uma calha de iluminação indireta ao lado da viga. A inclusão de uma caixa em gesso, junto à funcionalidade de uma iluminação embutida também é interessante. Este tipo de design, ainda que apresente detalhe evidente, promove sensação e impressão única, enaltecida em beleza ao contraste da estrutura.

3. Gesso

Nem sempre é possível esconder ou diminuir a viga. Para ­disfarçá-la, pode-se aproveitar o rebaixo no trecho em que ela estiver. Este método complementará sua estrutura com gesso gerando forro nivelado. Contudo, caso seja impossível escondê-la, sua estrutura pode ser complementada com a criação de pérgolas com gesso.

Caso prefira, é possível deixar a viga ou pilar aparente, sem qualquer revestimento. Caso todas as paredes e mobiliários estejam em tons mais claros e o objetivo seja destacar o pilar, a sugestão de pintá-lo com um tom mais escuro também pode ser considerada.

Escolha a opção de acordo com o seu gosto!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

(123RF/123RF)