Cronograma Capilar

 em Artigos, Plantão de Beleza

Mais do que um tratamento, a agenda completa de cuidados promete recuperar até os cabelos mais danificados


Nutrição, reconstrução e hidratação: Três palavras que já te deixaram confuso em algum momento na hora de escolher o tratamento ideal para deixar os seus fios mais bonitos, não é verdade? Mas, não é preciso sofrer com isso! A combinação desses itens no cuidado diário de seus cabelos pode ser essencial para atingir o efeito desejado com mais eficiência. Para isso, você precisa de uma agenda para o seu cabelo! Isso mesmo! Um cronograma capilar para repor a massa capilar e todos os nutrientes que são naturalmente perdidos no dia a dia.

Cada tipo de fio precisa de cuidados específicos, e tem suas próprias necessidades, por isso, os tratamentos podem variar de acordo com o estado geral das madeixas. Sabendo disso, é importante compreender as diferentes funções dos produtos capilares e sobre como eles podem ajudar a resolver questões como a falta de brilho, o excesso de frizz, quebra e ressecamento dos fios, entre outros. Bom, você deve estar se perguntando como o cronograma capilar entra nesta história. É simples. Ele é um sistema criado para devolver aos fios todos os nutrientes perdidos em processos químicos e com o desgaste diário.

Para ser bem-sucedido, o cronograma é dividido em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução, cada uma delas é essencial para devolver vida aos fios e alcançar o efeito desejado. A hidratação, como já sabemos, é responsável por devolver a água aos fios e pode ser feita quantas vezes forem necessárias. Por outro lado, a nutrição deve ser feita conforme o perfil de cada cabelo, uma vez que é responsável pela reposição dos óleos, ou seja, para os fios cacheados ou crespos, ela pode ser feita com mais repetições, ao contrário dos cabelos oleosos e lisos que precisam de uma frequência menor. Já a reconstrução repõe a queratina e merece atenção, e deve ser feita poucas vezes no mês, no máximo a cada 15 dias, uma vez que caso seja feita em excesso, pode deixar seus fios quebradiços.

Conhecendo as etapas, lembre-se sempre de que elas não devem ser feitas no mesmo dia. É preciso estabelecer uma rotina e respeitar os intervalos mínimos de 48 horas entre os tratamentos. Como falamos, essa será a agenda do seu cabelo e, para começar, você pode estipular uma data ou então definir a sequência conforme for se adaptando a essa nova rotina. Esta não é uma regra para ter fios bonitos e saudáveis, mas é uma opção que pode te ajudar bastante na busca por bons resultados com os fios. Além disso, é importante ficar atenta à forma como seu cabelo irá reagir a cada aplicação de produtos e também em relação à sequência definida.

Como escolher meus produtos

Após entender as necessidades do seu cabelo e definir a agenda, o próximo passo envolve a escolha dos produtos. Atualmente, é possível encontrar uma infinidade de opções nos mercados e perfumarias. No entanto, você precisa identificar quais deles realmente são interessantes para as suas madeixas. Por exemplo, no caso da hidratação, você pode procurar por itens com componentes de vitaminas, frutas, extratos botânicos, entre outros.

Já para a nutrição, opte por óleos vegetais, como o do abacate e coco. As manteigas também podem ser ótimas opções para fazer o que chamamos de umectação dos fios (nutrição feita exclusivamente com óleos e manteigas vegetais, excluindo o uso de máscara de nutrição – exceto aquelas próprias para esse tipo de tratamento). Por fim, para a reconstrução, você deve procurar por colágeno, e também pela queratina e seus aminoácidos, como a argilina.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar