Mamães Fitness

 em Artigos, Plantão de Beleza

Academias e espaços diferenciados apostam em treinos e adaptações que permitem às mães voltarem à rotina junto de seus bebês


Tornar-se mãe é considerado, por muitos, como o melhor momento da vida de uma mulher. A gestação e o primeiro ano do bebê, em especial, são períodos únicos e indiscutivelmente significativos para a vida da mãe e da criança, principalmente quando estes se referem à primeira gestação.

A partir do nascimento, junto à criança, nasce uma nova mulher. O parto pode ser, inclusive, considerado um rito de passagem, pois é a partir deste instante em que a mãe toma consciência das mudanças que estão por vir, e de que aquele bebê, que há nove meses se desenvolveu e cresceu dentro dela, é realmente seu filho.

Contudo, a sociedade ainda não se deu conta das necessidades das mamães e gestantes. Devido a isso, a partir do momento em que é descoberta a gravidez, um mundo de restrições passa a se manifestar na vida das novas mamães.

Amamãe – Vivências Maternas

Quando Marina Wierczorek aguardava a chegada de seu primeiro filho, passou a vivenciar uma realidade até então desconhecida por ela. “Não há muitos espaços adaptados para grávidas e mães de crianças pequenas”, conta.

Durante este período, percebeu que tanto academias, quanto clínicas estéticas, pouco se voltavam para o universo e necessidades de uma gestante. Não haviam locais em que fosse possível pautar o ciclo de transformação e adaptação de rotina de uma gestação.

As academias, por exemplo, não tinham berçários, nem treinos adaptados para gestantes. Pensando nisso, Marina realizou uma pesquisa de mercado e constatou que não somente ela sentia falta deste atendimento diferenciado, e sim todas as mamães com quem pôde conversar.

A partir daí, nasceu o desejo de fazer a diferença. E, em 2013, surgiu, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a iniciativa “Amamãe – Vivências Maternas”, um espaço destinado à saúde, beleza e bem-estar de gestantes e mulheres com crianças de zero a seis anos de idade.

O espaço oferece adaptações para as mamães realizarem todas as atividades que normalmente faziam antes de engravidar, e proporciona o retorno à rotina com todo vapor. Além disso, o local propicia uma série de atividades que podem ser realizadas entre a mãe e o bebê, como exercícios e treinamentos funcionais na gestação e pós-parto, pilates e yoga.

“As atividades podem ser agendadas de acordo com a disponibilidade da mãe, e os treinamentos podem ser adaptados quando realizados junto com a criança”, comenta Marina.

Os treinamentos funcionais, por exemplo, são considerados importantes para ajudar a mamãe ao retorno da rotina e manutenção da forma física, e permitem movimentar e exercitar toda a região corporal. Além disso, as atividades podem ser realizadas por gestantes e mamães junto com o bebê. “A atividade permite aproximação entre a mãe e a criança, além de proporcionar dinamismo”, declara.

O local ainda proporciona tratamentos estéticos diferenciados, e tem à disposição de suas clientes berçários gratuitos e babás. “Temos ainda equipamentos adaptados para gestantes, salão de beleza, e usamos progressiva orgânica para que as mamães e gestantes possam cuidar de sua aparência”, conta Marina.

Atualmente, a rede “Amamãe – Vivências Maternas” possui três unidades, todas localizadas no Rio Grande do Sul. A Matriz, situada em Porto Alegre, fica no bairro Três Figueiras. Já as outras duas filiais estão localizadas nos bairros Menino de Deus e Moinhos do Vento. Contudo, Marina afirma que não quer parar por aí. A intenção é expandir a iniciativa para ainda mais estados. “Temos intenção de abrir franquias em São Paulo e no Rio de Janeiro”, finaliza.

Mamães e Bebês Fitness

Para a educadora física Cristina Peres, a história não foi diferente. E, no ano de 2015, nasceu, na Academia Movimente Funcional, localizada em São Paulo, o projeto Mamães e Bebês Fitness. Cristina havia acabado de ganhar seu filho Lucca, e não tinha com quem deixá-lo para treinar. A única maneira de treinar, portanto, era em casa.

A partir daí, começou a fazer exercícios junto com ele, em tom de brincadeira. “Comecei a postar os exercícios em minha página pessoal, e a iniciativa ganhou repercussão”, conta. Ela, então, junto à ajuda de uma nutricionista e a pediatra de seu filho, passou elaborar um plano para criação do projeto.

Cristina conta que a mãe, logo após o nascimento, se vê exausta devido a adaptação da nova rotina. “Elas imaginam que, como mães, não podem mais sair, treinar, e se divertir com o filho durante o treino”, continua. “Quando veem a oportunidade de juntar diversão a tudo isso, adoram a ideia”, ressalta.

Os exercícios desenvolvidos na academia são funcionais, e fortalecem a musculatura que a mamãe usa no dia-a-dia, trabalhando o corpo inteiro enquanto interage com o bebê. E, para a mamãe Nayara Coelho, que adotou o projeto à sua rotina, treinar com seu filho é só alegria. “Trabalho fora, então o tempo que passo a mais com ele durante o treino faz muita diferença. Além disso, cada exercício que fazemos abraçados gera mais amor e afeto”, conta.

Nayara ainda conta que este tipo de iniciativa faz com que a mamãe não tenha desculpas ou diga que não possui tempo para se exercitar por causa da criança, e ainda ressalta que o fato da atividade proporcionar melhoras na forma física de maneira tão rápida após a gravidez, traz muita satisfação e contribui para a melhora da autoestima.

Além de melhora no condicionamento físico, os exercícios podem trazer benefícios psicológicos, e contribuir para o tratamento da depressão pós-parto, devido ao vínculo criado entre o compartilhamento do momento entre a mãe e o bebê.

Para participar, basta obter a autorização e liberação de um médico pediatra. É necessário, contudo, sempre respeitar o tempo de desenvolvimento do bebê, adaptando os exercícios e atividades às condições dele.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar