Hidratação em dia

 em Artigos, Canal de Saúde

Saiba como evitar o ressecamento da pele


Já é de conhecimento que tomar pelo menos dois litros de água por dia é fundamental para o bom funcionamento do organismo e manutenção da hidratação da pele. Porém, além da ingestão de água, a pele necessita de outros cuidados para preservar a sua hidratação e aspecto jovial.

A professora de estética Elizabete Rodrigues explica que a pele necessita de água e óleo para manter o equilíbrio do manto hidrolipídico. “Quando a pele está bem hidratada, ela possui aspecto brilhante e boa elasticidade. Já a pele desidratada fica ressecada, opaca, áspera e com tendência a descamação. Com a falta de hidratação, ela vai perdendo elasticidade mais rápido, e começa a desenvolver as linhas de expressão e pequenas rugas”, comenta.

Para evitar o ressecamento e manter a hidratação, é importante tomar bastante líquido. A esteticista revela que é de extrema importância proteger a pele das agressões do sol com o uso de protetor solar, além de protegê-la do frio intenso. “Evite banhos muito quentes e que favorecem a evaporação da água na pele; e o uso excessivo de sabonetes, que retiram a gordura da pele e causam desequilíbrio do manto hidrolipídico, favorecendo a desidratação”, explica Elizabete.

O hidratante é de uso obrigatório, afirma a profissional. “A escolha do hidratante depende de fatores que determinam as características de cada tipo de pele. Algumas pessoas não buscam ajuda de especialistas para comprar o hidratante correto para o tipo de pele, e usam o hidratante indicado por outras pessoas. Contudo, a hidratação que serve para uma pele, pode não servir para outra”, ressalta.

Sinais do tempo

Por volta dos 25 a 30 anos, a pele começa naturalmente a perder a capacidade de retenção de água, além de diminuir a produção de proteínas que ajudam na formação do colágeno, com isso começam a surgir as temidas linhas de expressão. “Como a pele começa a ter dificuldades em reter a umidade necessária para manter a hidratação, ela começa a perder a elasticidade. Com isso, a epiderme fica mais fina e seca e começa a desenvolver as linhas de expressão e pequenas rugas”, declara Elizabete, que também é coordenadora do curso Tecnólogo em Estética da Universidade da Amazônia-Unama.

Porém, esta perda natural de umidade pode ser compensada com o uso de hidratantes e cremes anti-idade certos para cada tipo de pele. Portanto, procure por um profissional e veja qual é o mais indicado para você.

“Uma outra dica para manter a hidratação, é fazer limpeza de pele uma vez ao mês ou a cada dois meses, conforme indicação profissional. Com a pele livre do excesso de óleo nos poros, a hidratação será facilitada e terá melhor qualidade na permeação dos ativos, que irão devolver a qualidade da pele, promover a integridade e manter a hidratação”, finaliza.

Postagens Recentes
Comentários
  • Nayara Coelho
    Responder

    Por isso uso Hialuderme Bel Col todos os dias 🙂

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar