Sem perder o salto

 em Artigos, Plantão de Beleza

Descubra qual é o mais ideal para você


Agulha, meia pata e plataforma são apenas algumas das infinitas possibilidades que você pode encontrar quando vai a uma loja em busca de um salto alto arrasador. Mas, sempre fica aquela dúvida sobre qual modelo pode causar menos dores depois de horas em pé ou qual o formato ideal para evitar calos, não é verdade? Pensando em te ajudar nesta missão, separamos algumas dicas para você escolher o salto ideal, sem arrependimentos.

Sonho de consumo da maior parte das mulheres, os saltos são considerados sinal de charme e elegância. No entanto, é importante ficar atenta para não errar na escolha, pois seu uso em exagero pode trazer problemas para a sua coluna e até mesmo para os pés. A ortopedista e especialista em cirurgia de pé e tornozelo do Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC Campinas, Cíntia Bittar, explica que se usado todos os dias, deformações como o famoso joanete podem aparecer, além de calos e deformidades nos dedos.

Contudo, não há motivo para abandoná-los por completo, basta seguir algumas dicas que podem ser grandes aliadas no dia a dia. Uma delas é alternar os tipos de salto diariamente, e preferir aqueles que tenham até três centímetros de altura. Para a especialista, a melhor opção são os calçados com a frente mais alargada, pois são mais confortáveis e funcionais. “Além disso, os sapatos devem ser comprados de preferência no fim do dia, pois ao longo dele, os pés costumam inchar”, explica.

Mas, o que fazer quando o assunto é a postura? Segundo o ortopedista do Centro de Qualidade de Vida (CQV), Dr. Carlos Kopke, em média, 20% das mulheres sente dores durante a primeira hora de uso do salto, e cerca de 40% na segunda hora. O uso excessivo altera a maneira de andar, prejudicando a postura. O médico explica que nosso corpo trabalha como se fosse um pêndulo de dois movimentos, ora para frente, com a perna direita e braço esquerdo como apoio, e ora para trás.

Como o salto muda o eixo de funcionamento da marcha, pode gerar um processo de reequilíbrio compensatório do organismo com maior esforço e risco de lesão a determinadas partes do corpo. “Recomendo às mulheres que alternem a altura do salto, dando sempre preferência ao estilo plataforma, e, no fim do dia, é interessante alongar bem a panturrilha e massagear os pés com um creme relaxante específico para a área, a fim de evitar dores e problemas a longo prazo”, conta.

E, como saber qual a altura ideal para os saltos? Especialistas afirmam que até 5 cm, o que equivale a 3 dedos, é relativamente seguro. Além disso, se você usa modelos mais altos três ou mais vezes por semana, é importante variar a altura para não sobrecarregar determinadas áreas da planta do pé e do corpo. Mas, fique ligada, o uso demasiado de sapatilhas e rasteirinhas também pode trazer problemas, uma vez que forçam joelhos e tornozelos. Ou seja, o ideal é sempre mantermos o equilíbrio para ficar na moda, sem prejudicar a saúde e o bem-estar.

Agora, quando surgem os indesejados calos, é importante prestar atenção, pois isso é um sinal de que seus sapatos precisam ser revistos. Essas deformidades nos pés podem ser um sinal de que algum modelo não está adequado a você e, por isso, pode trazer problemas futuros. As dores nos pés também podem ser um sinal de que você está sobrecarregando-os. Ficando atenta a esses sinais do corpo, é possível evitar problemas como a joanetes, fascites plantares e outras doenças derivadas de inflamações.

Primeira vez usando salto? Calma, não há motivo para pânico. Confiança é a palavra chave para um caminhar elegante e confortável. Fazendo isso, você conseguirá melhorar a postura ao andar. Observe que sua coluna tende a estar mais ereta, a cabeça erguida e os passos mais firmes. Ou seja, não tem erro e com toda certeza você estará deslumbrante. Mas, vale lembrar, os cuidados com a escolha do sapato não estão descartados. Além de andar corretamente, é fundamental verificar se seus pés estão confortáveis e saudáveis. Outra dica importante, é ir aumentando a altura dos saltos aos poucos, conforme se sentir mais à vontade para isso. Tudo a seu tempo, sempre!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar