Saúde e Beleza na ponta dos dedos

 em Artigos, Canal de Saúde

Confira dicas para evitar contaminações na hora de fazer as unhas


Fazer as unhas. Esta é uma atividade que faz parte do dia a dia de quase todas as mulheres. Para isso, a melhor saída muitas vezes está na ida ao salão de beleza. No entanto, é importante ficar atenta. Assim como os alicates, que podem transmitir doenças quando não são bem higienizados, os esmaltes também podem ser focos de contaminações, principalmente por bactérias e fungos. Por isso, passar a levar os próprios produtos para as visitas à manicure pode ser uma alternativa, mas você sabia que existem serviços criados pensando na sua saúde, e em evitar esses tipos de problemas?

Neste cenário, a empreendedora Luzia Costa encontrou uma oportunidade para desenvolver um método inovador de fazer as unhas, que deu origem ao que ela chamou de “cuticularia”. A empresária notou que, utilizada com emoliente, a ponta diamantada adaptada por ela conseguia retirar o excesso da cutícula, empurrando-a sem provocar danos aos clientes. Além disso, o novo aparelho é descartável e dispensa o uso de alicate. Assim, esse processo de “desbastar” mantém a real proteção das unhas, sem cortes, por exemplo. Essa oportunidade de mercado deu origem à empresa Beryllos, que se destaca por oferecer todos os materiais descartáveis, sem contar os esmaltes individuais em tamanhos bem reduzidos (de 4 ml), como uma forma de inibir possíveis problemas de saúde, já que o produto é considerado uma das maiores fontes de transmissão de doenças por meio de fungos e bactérias.

“Desenvolvemos um esmalte individual em quantidade pequena. O cliente usa e pode levar o restante para retocar as unhas quando precisar. É um conceito inédito no Brasil que estamos trazendo”, explica Luzia. Além disso, o consumidor poderá comprar produtos usados durante o serviço, como removedor de esmalte, sérum de unhas, assim como cremes e esfoliantes para mãos e pés – todos da marca Beryllos. O objetivo da empreendedora é, ao longo do tempo, estar presente em todos os estados brasileiros, assim como ela fez com a “Sóbrancelhas”, rede especializada no embelezamento do olhar e da face.

Mas, e se você prefere fazer as próprias unhas? Também é importante ter atenção com a saúde. Sempre que possível, procure esterilizar seus alicates e espátulas. Além disso, evite usar os mesmos palitos de madeira por muito tempo, o ideal é que eles sejam trocados com frequência, uma vez que em contato com o ambiente podem ser contaminados por agentes causadores de micoses. E quanto aos esmaltes? Mensalmente, procure observar as datas de validade dos vidrinhos, e evite usá-los quando estiverem fora do período de uso recomendado pelo fabricante.

Além dos cuidados com os produtos e acessórios, é fundamental manter a hidratação das unhas e cutículas, e utilizar o protetor solar nessas áreas. De acordo com dermatologistas, a hidratação é importante inclusive para evitar os famosos “bifes” que são tirados com os alicates, e que podem dar origem às cuticulites, que são infecções que surgem nas cutículas e podem se agravar com a falta de cuidados. Cremes com uréia e ácido lático também deixam a mão mais macia e diminuem a quantidade de pele dura que temos o hábito de tirar, principalmente nos cantos das unhas.

Cuidados como esses são simples e fundamentais para manter suas mãos e pés bem cuidados. E no caso da contratação de profissionais, lembre-se de procurar salões de qualidade e que tenham cuidados com a higienização dos equipamentos. Agora, confira algumas dicas da especialista Luzia Costa para ficar em dia com a saúde das unhas:

Descanso para as unhas

Deixar as unhas sem esmalte por um período de 12 horas para que elas possam descansar, é essencial para mantê-las saudáveis. Além de estarem limpas, o ideal é que estejam bem hidratadas. Cremes específicos para as mãos e unhas devem ser seus melhores amigos.

Use os nutritivos e fortalecedores de unhas

Com maior exposição ao sol, água do mar e piscinas, as unhas tendem a ficar mais enfraquecidas, por isso invista nos nutritivos e fortalecedores, eles ajudarão manter as unhas fortes e saudáveis durante toda a estação.

Unhas mais saudáveis

Arrancar as peles das unhas acaba com a proteção natural, e torna a região suscetível a contrair alguma infecção com os cortes ocasionados pelo alicate e também pelo esmalte que fica totalmente em contato com a circulação. As cutículas são porta de entrada para fungos e bactérias. Fique atento!

Não usar sapatos fechados

Pés sujos e úmidos colaboram para a formação de fungos e bactérias, por isso, evite os sapatos fechados sem estar com os pés devidamente higienizados.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar