Benefícios do chocolate

 em ABC da Nutrição, Artigos

Conheça mais sobre as vantagens do queridinho da estação


Que o doce preferido de quase todo mundo é o chocolate, não restam dúvidas! Mas, afinal de contas, será que dá para cair na tentação sem descuidar da saúde? Se você ainda está em dúvida, vem aí uma boa notícia: ele pode sim ser consumido todos os dias! E o melhor, sem culpa. “Mas com moderação”, pondera a nutricionista e especialista em nutrição clínica Deborah Ismael.

A profissional explica que o chocolate amargo ou meio amargo, quando consumido com moderação – ou seja, cerca de 30g por dia -, traz muitos benefícios à saúde, uma vez que ambos possuem ação antioxidante. “O chocolate também tem ação anti-inflamatória, evita problemas cardiovasculares e auxilia no aumento do colesterol bom, o HDL”, revela.

Todos esses benefícios são proporcionados pelos flavonoides, o composto mais importante do cacau, que também está presente em frutas, verduras e cereais. Para se ter uma ideia da importância deste ingrediente, estudos recentes publicados nas revistas Age e British Journal of Nutrition (BJN) revelam que o consumo moderado do chocolate também melhora a função cardiovascular e diminui a carga sobre o coração, que ocorre com o envelhecimento e endurecimento das artérias.

Mas não é qualquer chocolate que está liberado e que traz este benefício! A nutricionista alerta que eles estão presentes apenas em maior quantidade no chocolate amargo ou meio amargo.

“Quanto mais amargo o chocolate, mais benéfico ele é”, explica a profissional, ressaltando que o chocolate ao leite deve ser evitado, uma vez que possui muito açúcar e pode causar obesidade quando consumido em excesso.

O chocolate pode ser consumido por todos, inclusive pelas crianças. “A única exceção são os alérgicos ao cacau ou a outra substância presente no chocolate”, explica Deborah. Para os diabéticos, a nutricionista indica o consumo do chocolate na versão diet, já que ele evita a alta concentração de glicose no sangue.

Chocolate Branco

Há quem prefira chocolate branco. Contudo, ela é feita somente da manteiga do cacau. Por isso, não apresenta os mesmos benefícios que o chocolate amargo ou meio amargo, além de ser mais calórico. Apesar disso, a versão branca é livre de cafeína, o que pode ser uma vantagem para quem não pode consumir a substância.

Agora que você já sabe que o chocolate não é vilão, pode comê-lo sem culpa, mas lembre-se: com moderação! Todavia, prefira a versão amargo ou meio amargo para garantir todos os benefícios deste queridinho ao seu organismo.

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