Perigos e cuidados com os cosméticos caseiros!

 em Artigos, Dicas para você, Informativo

O uso de cosméticos ou produtos de higiene caseiros estão em alta, principalmente em tempos em que estamos mais em casa, como agora, durante a pandemia. Mas você conhece os perigos em usar essas combinações “naturais”? 

Antes de entrarmos nesse assunto, é importante explicar a diferença entre cosméticos artesanais, que respondem a algumas exigências básicas de salubridade, e os caseiros, que podem carregar em suas misturas microrganismos nocivos à saúde da pele. 

Se o produto é natural, é mais seguro! Esse é um dos mitos envolvendo o assunto. Segundo Nancy Viveiros, docente na área de estética e orientadora técnica da Bel Col Cosméticos, engana-se quem pensa que eles não oferecem perigo. “Muitas receitas podem promover coceira, vermelhidão e até lesões na pele. Um produto caseiro não possui constância em sua formulação, dessa maneira, não possui testes de eficácia comprovada”. explica a profissional. 

Os riscos contra a saúde e integridade da pele são inúmeros. Qualquer substância, quando instável, pode causar malefícios, inclusive a água utilizada, se não for específica, será um agente contaminante de toda a formulação. Além disso, caso a combinação dos componentes apresente incompatibilidade, pode ocorrer uma instabilidade da matéria prima, fazendo com que ela sofra degradação química, modificando o pH do “cosmético”, ocasionando queimaduras.  

Além do manuseio, condições do ambiente onde são formulados, vestimentas, utensílios, temperatura, e a conservação desses produtos também deve ser levado em consideração para evitar a contaminação de microrganismos. 

Portanto, cuidado! 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar